A EAD é uma alternativa pedagógica de grande alcance e que deve utilizar e incorporar as novas tecnologias como meio para alcançar os objetivos das práticas educativas implementadas, tendo sempre em vista as concepções de homem e sociedade assumidas e considerando as necessidades das populações a que se pretende servir.
A EAD coloca-se, então, como um conjunto de métodos, técnicas e recursos, postos à disposição de populações estudantis dotadas de um mínimo de maturidade e de motivação suficiente, para que, em regime de auto-aprendizagem, possam adquirir conhecimentos ou qualificações a qualquer nível. A EAD cobre distintas formas de ensino-aprendizagem em todos os níveis que não tenha a continua supervisão imediata de professores presentes com seus alunos na sala de aula, mas que, no entanto, se beneficiam do planejamento, guia acompanhamento e avaliação de uma organização educacional.
A Educação a Distância, porém, não deve ser simplesmente confundida com o instrumental, com as tecnologias a que recorre. Deve ser compreendida como uma prática educativa situada e mediatizada, uma modalidade de se fazer educação, de se democratizar o conhecimento. É, portanto, uma alternativa pedagógica que se coloca hoje ao educador que tem uma prática fundamentada em uma racionalidade ética, solidária e compromissada com as mudanças sociais.
A EAD, portanto, como modalidade, pressupõe a otimização e intensificação não só do atendimento aos alunos, mas também dos recursos disponíveis para ampliação de ofertas de vagas, sem que isto represente a instalação de grandes estruturas físicas e organizacionais. Esta otimização de recursos humanos e financeiros, com a conseqüente relação baixa de custos-benefícios, talvez seja o aspecto que mais interessa a administradores e governantes e faça com que apóiem experiências em Educação a Distância.
No entanto, não deverá ser pensado como algo à parte da organização de ensino, é necessário que se compreenda que Educação a Distância é educação permanente, contínua e que, dada a sua característica, se faz imprescindível a organização de um sistema que ofereça ao aluno as condições para que o mesmo efetue sua formação.
A educação a distancia da oportunidade de pessoas que não conseguiram por motivos diversos concluir ou realizar seus estudos no tempo em que se e considerado correto.
Esse tipo de educação leva as pessoas a serem alfabetizadas para o mundo e sabemos que a educação e algo fundamental para a vida das pessoas, a EAD e uma realidade em nosso país e pode levar as pessoas a serem preparadas para o mercado de trabalho que anda muito competitivo, devido ao seu grande alcance a EAD pode resolver problemas graves do Brasil, como por exemplo, o analfabetismo.
Fonte
www.ricesu.com.br/colabora/n10/artigos/n_10/pdf/id_02.pdf