Ministério da Educação
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Universidade de Brasília – UNB
Curso – Pedagogia
Disciplina – Educação à Distância
Professora - Elizabeth Danziato Rego
Tutora - Adriana de Oliveira
Aluna – Elaine Cristina Alves Baroni
Educação on-line
A modernização do sistema educacional, presencial ou não, vem exigindo, cada vez mais, dos docentes, uma formação compatível com as necessidades e desafios dos novos tempos.
A modalidade de ensino a distância requer um conjunto de ferramentas que são utilizadas como mediação no processo que envolve ensino-aprendizagem. A educação on-line exige um modelo pedagógico específico em aprender de maneira colaborativa em rede, que não se limita apenas em saber mexer no computador ou navegar na internet, esse novo conceito de educação exige que o aluno e professor sejam capazes de mobilizar e manter motivada uma comunidade virtual em torno da aprendizagem como um todo.
A educação on-line traz contribuições significativas para a educação tradicional, flexibilizando tempos e espaços de ensino e aprendizagem.
Sabemos também que mesmo a educação tradicional tem suas dificuldades, a educação on-line também tem seu nível de aceitação, para muitos aprender está associado a ir a uma sala de aula, isso acarreta certo preconceito, até mesmo na colocação da área de trabalho. Para muitos educadores e alunos tradicionais o ensino on-line pode não manter o mesmo entusiasmo do presencial, limitando assim a transmissão de conteúdos.
A educação on-line pode solucionar os problemas referentes à ampliação de pessoas que por algum motivo não podem ou não querem uma educação presencial. A aprendizagem sendo on-line ou presencial é um processo contínuo que ocorre durante toda a vida e pode acontecer tanto virtual ou tradicional, porém o mundo está mudando e a tecnologia faz parte desta mudança e temos consciência que logo o tradicional será também o virtual.
Bibliografia
CORTELAZZO, Iolanda B. C. – Pedagogia e as novas tecnologias.
MORAN, José Manuel. – Tendências da educação online no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário